top of page
  • Foto do escritorAngola Comunicação

A comunicação é o coração de uma organização

Por Catarina de Angola*


Recentemente, fui convidada para conversar com a equipe de uma importante organização social que já atua há seis décadas no Brasil para o fortalecimento da democracia e a luta por direitos. A conversa era sobre comunicação estratégica para o terceiro setor e os desafios para as ONGs. E eu já comecei a conversa como uma afirmativa. Sim, a comunicação é estratégica para as organizações, e mais: ela é aliada de processos de desenvolvimento institucional. E só assim ela de fato exerce um papel estratégico, sem isso não tem eficácia.O convite para essa conversa foi bem especial por ter vindo de Daiane Dultra, amiga e parceira que atua com estratégia para organizações e captação de recursos, e também por estar ao lado de duas profissionais que admiro bastante, Michele Cruz, da agência Dupla Comunicação, também aqui do Nordeste e Samira Martins 🏳️🌈, estrategista em branding.


Não tenho dúvidas de que a comunicação é uma grande aliada para o terceiro setor, contribuindo para organizações alcançarem seus objetivos e impactarem positivamente suas comunidades. No entanto, se ela não é priorizada pela gestão e seus processos reforçados, não vai gerar grandes resultados. E se a comunicação não está fortalecida a organização perde como um todo. Isso porque ela está diretamente ligada a processos de mobilização social e engajamento, captação de recursos, relação com a sociedade, visibilidade institucional. A comunicação é o coração de uma organização, não pode ser lida como instrumento e técnicas, isso a compõe, mas não a limita. 


Quando dialogamos com parceiros institucionais, políticos, financiadores; quando defendemos nossos projetos e quando mobilizamos pessoas para atividades, mas também para doações, isso tudo envolve processos de comunicação estratégica. O texto, a foto, a postagem sobre esses acontecimentos é apenas um elemento de todo processo. Pessoas em cargos de gestão, com esse olhar amplo sobre a comunicação, com certeza agregam mais as organizações e também têm mais resultados.


Comunicação e desenvolvimento institucional caminham juntos, logo: 


  • A comunicação é estratégia fundamental para organizações sociais; 

  • A relação entre comunicação e fortalecimento na conquista de direitos também é direta; 

  • Integrar a comunicação nos processos de tomada de decisão e gestão deve ser prioridade; 

  • Desafios como equipes reduzidas e a dificuldade em definir prioridades devem ser enfrentados de frente; 

  • Planejamento estratégico em comunicação, diversificação de canais e produção de conteúdo de qualidade só agregam às organizações. 


Não deixe a comunicação para última hora. E se quiser conversar mais sobre processos de comunicação e desenvolvimento institucional, chama a gente! 


Catarina de Angola é jornalista, idealizadora e diretora executiva da Angola Comunicação

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page