top of page
Foto do escritorAngola Comunicação

Educação e comunicação caminham juntas

Por Anna Terra*


Nós amamos compartilhar conhecimento sobre comunicação.


Participar da formação de jovens (e também de pessoas adultas) é um grande privilégio e uma super responsabilidade. Temos uma brincadeira interna aqui na Angola que gostaríamos de abrir a Angola.edu e ter uma estrutura inteira dedicada a cursos, oficinas e formações no geral, tamanho é o encantamento que nutrimos por essa área.


Mas como (quase) toda brincadeira pode ter um fundo de verdade, nós já realizamos diversas formações na área de comunicação. Lembramos, por exemplo, com carinho, quando em 2020, em Caruaru (PE), estivemos com jovens da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco para facilitar uma oficina sobre comunicação em vídeo para a Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA). Ao longo dos últimos anos, facilitamos por várias oficinas de Planejamento de Comunicação, Media Training, Produção de Podcast e Conteúdo para Redes Sociais.


Oficina de Audiovisual para o CJMA em 2020 - Foto: Diana Cavalcanti


Eu sempre gostei de facilitar cursos, palestras, oficinas, e se tem uma coisa que me anima, para aprender coisas novas e me especializar nas áreas que eu atuo, é poder compartilhar sobre isso com mais gente. Conhecimento é valioso demais para ficar guardado a sete chaves. A educação é um processo transformador para todas as pessoas envolvidas, e sempre que estive no lugar de quem compartilha o conhecimento, eu me senti aprendendo e me transformando com aquelas pessoas ao meu redor.


Aqui na Angola, chegamos em 2024 com a missão de realizar dez oficinas de Educomunicação para as meninas participantes do Projeto Malala, através do INESC. Dialogar com as juventudes nos anima e nos instiga, mesmo sendo muito desafiador reunir meninas de diferentes regiões do Brasil, com suas rotinas de estudos e trabalhos, para se conectarem à noite para conversar sobre comunicação e educação como ferramentas na luta por direitos.


Mas a vontade delas de aprender e produzir superava o cansaço, e realizamos encontros animados e produtivos. Eu e Catarina de Angola facilitamos juntas as oficinas, onde falamos sobre comunicação como direito humano, a força das contação de histórias na comunicação, mobilização social, desinformação e fake news, educomunicação, influência digital e produção de conteúdo. E a missão das meninas não foi apenas participar das oficinas. A cada encontro nós deixávamos um tecer de casa para que elas realizassem para o próximo encontro, e as produções eram cada dia melhores!


Registro da oficina sobre Mobilização Social


Tivemos criação de mitos, apresentações criativas, e a produção de materiais de comunicação para incidência política, que era nosso principal objetivo. Meninas mobilizadas pelo direito a um Plano Nacional de Educação que seja antirracista e antissexista. E como a gente aprendeu com elas. Com suas visões de mundo, seus desejos e sobretudo sua coragem.


O nosso encontro em Brasília no começo do mês foi uma celebração final de todo o Projeto Malala, que começou 2 anos atrás em ações dentro das escolas das 5 regiões do Brasil, passando pelas oficinas de educomunicação, e chegando até o Ministério da Educação e o Congresso Nacional. Essas meninas têm muito o que dizer, e é obrigação do Estado escutar.


Meninas de todo Brasil, a partir da ação do INESC, foram à Brasília incidir sobre o novo Plano Nacional de Educação. Foto: Ramona Jucá


Além desse projeto, neste ano estamos também facilitando oficinas de comunicação para o Consórcio das Juventudes, na Bahia, com quem já trabalhamos lá em 2021 na construção do Planejamento de Comunicação. Estamos nos encontrando com as juventudes que integram a equipe de comunicação do Consórcio para lançar um olhar estratégico para o Planejamento, atualizar, e também produzir conteúdo. E tem muita coisa legal sendo criada, principalmente para agosto, que é o mês das juventudes.


Aqui na Angola nós elaboramos formações personalizadas de acordo com as necessidades de cada organização ou instituição, podendo focar nas mais diversas áreas da comunicação. Tem um projeto e quer construir com a gente? Vamos conversar. Responde esse e-mail ou manda um oi no contato@angolacomunicacao.com.


*Anna Terra é publicitária, coordenadora de comunicação na Angola, e tem quase vinte anos de experiência na área de comunicação.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page