top of page

Guia une estratégias de engajamento e mobilização sobre à alimentação e comunicação no Recife

  • Foto do escritor: Angola Comunicação
    Angola Comunicação
  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura

Por Ylka Oliveira / Angola Comunicação


Entre os frutos da ação Fala que Alimenta foi lançado o Guia de Mobilização e Engajamento para juventudes durante a Transformatura no 6º módulo, que aconteceu no dia 11 de abril. O documento é um roteiro estratégico que une o direito à alimentação adequada e saudável e a mobilização social. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do governo federal e da Umane, com execução da Angola Comunicação e realização da Prefeitura do Recife.


Foto: Angola Comunicação
Foto: Angola Comunicação

A comunicação como direito humano é uma das premissas para processos de mobilização social. A partir desses conceitos o guia destrincha ferramentas que podem atuar como “pontes” no acesso de territórios às políticas públicas. A realização de diagnósticos de comunicação e o planejamento estratégico para a definição de públicos são conteúdos trazidos no passo a passo do guia. Além de abordar os temas da Inteligência Artificial para estruturação de roteiros e ideias e de conteúdos sobre produção de conteúdos a partir dos territórios e também produção audiovisual. 


O guia traz uma referência direta ao Guia Alimentar para a População Brasileira, quando aborda o capítulo introdutório sobre alimentação, tocando em temas como insegurança alimentar, acesso à alimentos de qualidade, feiras, mercados públicos, trabalho e  renda para as famílias, entre outros aspectos da desigualdade social no país. 


Foto: Angola Comunicação
Foto: Angola Comunicação

“Com esse guia podemos compreender como comunicar sobre alimentação é um ato político. É possível defender as pautas que denunciam as dificuldades de acessos a uma alimentação adequada, mas também como utilizar ferramentas e instrumentos de comunicação, como um celular em mãos para filmar, fotografar e registrar experiências e processos de mobilização, assim como ecoar as vozes das juventudes e suas proposições”, pontua a diretora executiva da Angola Comunicação, Catarina de Angola. 


Para acessar a versão digital do Guia de Mobilização e Engajamento é só acessar o blog do Fala que Alimenta.


 
 
 

Comentários


bottom of page