top of page
  • Foto do escritorAngola Comunicação

IA: o futuro de quem trabalha com comunicação

Será que a Inteligência Artificial vai acabar com os empregos dos profissionais de comunicação?

Atenção! Este texto não foi feito por Inteligência Artificial!


Nós da Angola Comunicação realizamos um seminário interno para debater sobre IA e apresentar percepções sobre de que maneira essa nova tecnologia irá afetar a produção de comunicação a curto, médio e longo prazo.


Vários pontos foram debatidos, como o fluxo de trabalho, os direitos autorais e a credibilidade dos produtos “feitos” por IA. Vale ressaltar que ela não constrói nada do zero: a partir de uma pesquisa baseada no que várias pessoas já fazem, ela monta um produto solicitado através de alguns comandos.


Seja um texto, uma fotografia, um vídeo ou uma identidade visual, tudo que a Inteligência Virtual faz é fruto de um processamento de dados pré-existentes de criação humana. Conforme os seus comandos, ela vai se adaptando aos seus gostos pessoais, assim como funcionam alguns algoritmos das redes sociais.


Entretanto, até que a IA se adapte a sua forma de pensar, ela vai reproduzir estereótipos de raça, gênero e classe, principalmente na construção de imagens, uma vez que essa tecnologia foi desenvolvida sem uma preocupação com essas questões.


Resumindo: é importante compreender que a IA pode ser uma ferramenta de trabalho, mas não conseguirá substituir as particularidades, criatividade e perspicácia da mente humana.

3 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page