top of page
  • Foto do escritorAngola Comunicação

O dia que o META precisou da Angola Comunicação

Por Tamara Lopes | Social Media na Angola Comunicação 


Quem pensa que a vida de social media é fácil, é porque nunca teve que gerenciar anúncios de uma campanha em pleno período eleitoral.


Em 2022, nós da Angola Comunicação recebemos uma proposta de serviço bem importante: a elaboração de uma campanha para o CFEMEA que estimulasse a ida das mulheres para as urnas, a fim de construir um cenário mais progressista, feminista e antirracista na política brasileira.


Depois de um processo de escuta sobre as expectativas acerca do desenvolvimento desse projeto, desenvolvemos um planejamento de comunicação e uma identidade visual. O nome escolhido para a campanha foi “Meu Voto Vale Muito” e junto com ele foi criada a personagem “Esperança” que representava as mulheres do Brasil em suas diversidades.


Imagem da tela de início do site que realizamos para a campanha


A fim de garantir um alcance nacional, também ficamos responsáveis pelo impulsionamento das publicações, ou seja, realizar anúncios pagos. Apenas não contávamos com problemas na plataforma de anúncios que, bem no lançamento da campanha, barrava nossos posts achando que se tratava de propaganda eleitoral irregular.


Foram várias tentativas, ligações para a central de atendimento da plataforma e nenhum atendente sabia responder o porquê dos anúncios serem rejeitados, afinal toda a documentação necessária foi entregue e todos os protocolos foram realizados. Mas, sempre depois de uns 5 minutos que o anúncio tentava ir ao ar, a plataforma derrubava.


Durante esse processo, percebemos o quanto essa plataforma em específico complicava a nossa vida, uma vez que a solução dos problemas nunca estava na página que você buscava e era preciso recorrer a outro link para tentar solucionar uma dúvida.


Ilustrações de 7 personagens diferentes que representam a Esperança, da campanha Meu Voto Vale Muito | Ilustrações Carol Barreto / Angola Comunicação


Até que, de link em link, descobrimos o problema por conta própria. Depois de bastante trabalho, pesquisa, análise, conversas, o anúncio começou a rodar normalmente. Foi quando recebemos uma ligação da plataforma. A própria META nos ligou perguntando como solucionamos o problema, quais procedimentos realizamos para colocar os anúncios no ar. Ou seja, depois de tudo que passamos ainda demos uma consultoria para a plataforma sobre como solucionar esse tipo de problema.


No fim das contas, a campanha foi um sucesso, com bastante visibilidade e engajamento do público. As Esperanças circularam pelo Brasil levando suas mensagens sobre o valor de cada voto, de cada mulher, numa perspectiva progressista. E essa é só uma das tantas histórias que temos nesses quase 5 anos de agência.



5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page