top of page
  • Foto do escritorAngola Comunicação

Olhar para trás para planejar, e sonhar olhando para frente para realizar.

Por Catarina de Angola | Diretora Executiva da Angola Comunicação


O ano está quase no fim, mas ainda temos mais de um mês para planejar as ações de 2024 e avaliar o que realizamos. Digo nós, porque por aqui também planejamos e avaliamos nossos trabalhos. Essa é uma boa forma de fechar este ano e pensar o seguinte, olhando para a própria prática. Aprofundamos essa conversa na nossa última Fuá e reforçamos hoje, afinal novembro está acabando. Não deixe para planejar em cima da hora, tanto porque olhar para as realizações e elaborar sobre elas é um trabalho que mexe também com nossa subjetividade, sendo mais complexo do que a gente pensa, quanto porque corre o risco das novas demandas chegarem primeiro e de não se ter tempo para pensar estrategicamente. Podemos te ajudar, chama a gente para uma conversa pelo e-mail contato@angolacomunicacao.com :)


Semana passada, dia 28 de novembro, foi celebrado o Dia de Doar, data para nos lembrar da importância da solidariedade e da partilha dos recursos financeiros para potencializar iniciativas incríveis espalhadas por todo país. Aqui na Angola Comunicação, trabalhamos fortemente com organizações do terceiro setor, especialmente organizações não governamentais sem fins lucrativos e que vivem de doações. Essa data nos fez pensar em uma retrospectiva do ano, o que nos ajudou também na avaliação dos trabalhos realizados. E aqui destacamos algumas das nossas criações ao longo de 2023. Que ano!


Desenvolvemos cartilhas (inclusive em outros idiomas), desde textos até projetos gráficos; realizamos muitos planejamentos estratégicos de comunicação e de campanhas de mobilização social :) - nosso xodó! Produção de conteúdos em formatos diversos, fizemos! Como em áudio (podcast e spots), em audiovisual - mais de 13 vídeos por aqui, incluindo um documentário; e conteúdos em redes sociais - com gerenciamento e tudo, para a gente não deixar de lado a conversa com quem nos segue.

Também demos forma em imagem a ideias e ideais, e para isso desenvolvemos identidades visuais para consultores, coletivo de advocacia popular, organizações, selos comemorativos - nossas designers amam desenvolver esse trabalho - palavra delas! Além disso, realizamos ações com influencers; landing pages, campanhas, relatoria de eventos e prestamos consultoria de gestão da comunicação (foi bem especial começar nessa área este ano). A gente ama compartilhar conhecimento! E as oficinas que facilitamos de Media Training, Podcast e Planejamento foram muito especiais.


Trabalhamos coladinhas com jornalistas e veículos de comunicação em diversas ações de assessoria de imprensa e com elas nos motivamos para pautar mobilizações protagonizadas pela sociedade civil, além de ações culturais e de entretenimento. Quase que esquecia que no audiovisual também atuamos com pesquisa para uma série ficcional no Semiárido brasileiro que vem por aí (animadas demais estamos). E impulsionamos campanhas nas redes sociais - não é só apertar o botão impulsionar não, viu? tem que ter estratégia.


E ainda realizamos trabalhos presenciais em diferentes estados. Viagens especiais para coberturas incríveis como a Marcha das Margaridas e a filmagem para a campanha "Tem Floresta em Pé Tem Mulher", na região amazônica. Ao todo, foram 04 viagens dentro do país: Pará, Maranhão, Bahia e Brasília (DF) e também para Colômbia - somos internacionais, trabalhamos com organizações fora do Brasil!

Sem contar que este ano também integramos a construção do 6º Plano de Ação brasileiro, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP), a convite da Controladoria Geral da União (CGU). Durante os próximos quatro anos, contribuiremos para a execução do plano que pensamos em duas oficinas na área de Participação Social com Educação Popular e Digital nos Território, uma alegria para nós. Assim como participamos do Techcamp Belém, uma uniciativa da Énois e da Embaixada Americana, que reuniu 59 iniciativas de jornalismo local, sustentável e diverso de todo país! Fizemos trocas de conhecimentos incríveis nesse espaço.

Foto 1: Tamara Lopes e Sara Brito na cobertura da Marcha das Margaridas 2023 em Brasília - DF | Foto 2: Catarina de Angola no TechCamp 2023 em Belém - PA | Foto 3: Anna Terra e as equipes das Cáritas em Bogotá - Colômbia | Foto 4: Amanda Sampaio, Mayara Santana e Roberta Cardoso em território amazônico | Foto 5: Catarina de Angola durante o Tech Camp 2023 em Belém - PA | Foto 6: Catarina de Angola durante relatoria de evento em Salvador - BA


Mas uma das coisas mais legais que a gente fez, de certeza, foram as 50 reuniões de equipe para fofocar semanalmente (essas jamais poderiam ter sido um e-mail!), e nosso encontro de planejamento no meio do ano, em que nos reunimos lindas em Recife e juntamente com parceiros e pessoas amigas celebramos 04 anos de Angola Comunicação - a emoção volta só de lembrar <3


Para 2024 a gente quer continuar sonhando e continuar contribuindo para a construção de histórias incríveis e plurais com muita gente participando. Continuar reforçando causas, colaborando para ampliar seu alcance através da comunicação. Realizar esse trabalho cada vez com parcerias e somar com um ano novo melhor para todas as pessoas. Mas o ano ainda não acabou e tem coisa boa aqui na Angola Comunicação vindo por aí. Na próxima Fuá a gente te conta! Assine aqui e receba primeiro no seu e-mail.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page