Por Catarina de Angola
Quero começar desejando que este seja um ano de muita saúde para você que lê este texto e que acompanha a gente da Angola Comunicação. Neste momento nossa equipe emendou o recesso em férias coletivas, mas naquela agitação que são sempre os finais de ano, nós deixamos uma FUÁ prontinha para compartilhar nossas percepções para a comunicação deste ano novo e o que rolou por aqui em 2024.
Se você é da gestão ou da comunicação em uma organização, esse é o melhor momento para você rever o planejamento para 2025 realizado no final do ano passado ou começar a planejar agora. Janeiro é de fato o mês mais tranquilo do ano, a não ser que você tenha filhos e eles estejam em férias escolares, aí sua vida deve estar mais corrida do que em qualquer outra fase do ano. Mas no trabalho aí na sua organização, eu posso afirmar que depois de março tudo vira uma grande agitação e que no último trimestre do ano, parece que o mundo vai acabar, mas que em janeiro, mesmo com um volume grande de trabalho, ainda assim é menor que o restante do ano.

Então, esse é o momento ideal para olhar para o que foi realizado e desenhar os desejos (objetivos), fazer o passo a passo pra chegar lá (atividades), pensar as formas de como lidar com os desafios para realizá-los (estratégias), determinar quando você quer que eles aconteçam (prazos) e pensar quanto você tem (orçamento) ou quanto você precisa conquistar (captar recursos). É nesse momento que você pode perceber a importância de ter outras pessoas para te ajudar a pensar tudo isso (chama a gente!) ou que você já consegue colocar em prática esse plano e começar a executá-lo.
Eu, pessoalmente, faço isso na minha vida, em casa, e na Angola Comunicação a gente começou a pensar este ano desde setembro do ano passado. Fomos inclusive em busca de outras profissionais para nos ajudar a refletir sobre negócios e nossa estratégia, estamos em um momento de repensar tudo, tudo que fazemos, e muita coisa legal deve acontecer este ano, porque estamos nos preparando para colocar no mundo projetos especiais e que nos motivam, nos deixam felizes. A gente gosta de cultivar a felicidade no trabalho, essa é uma das metas, inclusive. E estamos trabalhando para que seja nossa possibilidade todos os dias do ano.
Também este é um momento que a gente sorri quando vê as imagens que registram o que passou e quem segue conosco. Aqui lembramos demais de tantas companheiras que iniciaram o ano trabalhando com a gente, mas que hoje já não estão mais na nossa equipe. Estão brilhando e bailando em outros espaços, mas deixam muita saudade. E reafirmo a alegria que é trabalhar com a equipe que segue com a gente hoje.

Também tivemos a possibilidade de integrar projetos muito especiais com organizações nacionais e internacionais, e também estivemos em eventos que somaram nossos conhecimentos e estratégias e que nos conectaram mais fortemente com parcerias já existentes e nos abriram portas para novas possibilidades.

Fincamos os pés no arquipélago do Marajó, no Pará, e somamos com a Fundación Avina e outras organizações a execução do projeto Marajó Resiliente, onde ofertamos toda nossa experiência com a comunicação para mobilização e comunicação socioambiental. Mas onde principalmente aprendemos com todas as pessoas que integram as ações, especialmente a população marajoara. Foi em terras paraenses que, inclusive, celebramos os 5 anos de Angola Comunicação e abrimos as celebrações dos seis anos dessa nossa iniciativa que vai, com certeza, alargar horizontes em 2025. Este também é o ano da COP 30 no Brasil, lá em Belém. Já se organizou para isso? Reforço que você pode contar com a gente.
E tivemos centenas de leitoras e leitores aqui na FUÁ. E que alegria saber que tem pessoas como você que acompanham nosso trabalho por aqui, mas também nossas reflexões.

Para 2025, a maior tendência, com certeza, é o presencial. As atividades olho no olho (fora da tela) estarão cada vez mais na ordem do dia, e por isso eu desejo que o seu planejamento garanta espaço para o descanso. Nenhum corpo adoecido consegue transformar o mundo.
Um feliz 2025 para todas nós! ✨
*Catarina de Angola é mãe, jornalista, idealizadora e diretora executiva da Angola Comunicação, com experiência em assessorias e gestão de comunicação no terceiro setor.
Comments