top of page

O tempo presente (e tem presente no final!)

Foto do escritor: Angola ComunicaçãoAngola Comunicação

Por Anna Terra


A comunicação é um gesto de escuta e reconhecimento. A esciuta ativa é uma das ferramentas que mais pode promover a conexão e a empatia. Ouvir as pessoas, sentir suas histórias, entender seus contextos, isso é o que transforma troca em conexão.


Vivemos um tempo de aceleração tecnológica sem precedentes. A inteligência artificial não é apenas uma nova ferramenta digital, mas um campo de disputa geopolítica que envolve gigantes potências capitalistas em uma corrida que redefine fronteiras de poder e controle. Empresas como OpenAI e DeepSeek não estão apenas desenvolvendo aplicativos cada vez mais avançados, mas também protagonizando um embate sobre soberania tecnológica e impacto global.


Enquanto isso, as redes sociais flexibilizam suas políticas de moderação e checagem de informações, ampliando espaços para desinformação e discursos de ódio. No Brasil, a recente proibição do uso de celulares nas escolas reacende debates sobre presença, aprendizado e distração em um mundo onde o digital já é parte inseparável da rotina.

Diante desse cenário de inovação acelerada, não podemos perder de vista os encontros. Nós já temos repetido isso, e sentimos que precisamos seguir reafirmando: as ferramentas digitais são poderosas, mas a comunicação não pode se limita a elas. Mais do que nunca, valorizar os encontros e as conexões presenciais é uma tendência que cresce, não como oposição ao digital diante desse cenário complexo que vivemos, mas como um resgate necessário do que é real.


É com esse olhar que lançamos o Calendário 2025 da Angola Comunicação! Reunimos datas que marcam lutas, memórias e resistências, que podem colaborar com seu planejamento para fortalecer a comunicação como ferramenta de mobilização e transformação. Além disso, o calendário está recheado de fotos incríveis, tornando cada mês uma inspiração. O download é gratuito, clique e baixe agora.




*Anna Terra é publicitária, coordenadora de comunicação na Angola Comunicação, e tem vinte anos de experiência na área de comunicação.

 
 
 

コメント


bottom of page